domingo, 15 de janeiro de 2012

Meios de transporte em Grenoble

Desde quando cheguei, e como muitos sabem foram altas aventuras, fiquei bem intrigada com o Tram de Grenoble. Primeiro porque eles passam no meio da rua, como se fosse um ônibus. Quando o pessoal da faculdade mandou o endereço e como chegar,imaginei que para pegar o trem, deveria me dirigir a um lugar, descer as escadas, pagar a passagem e entrar. Pois bem: nada disso.


No meio da rua, exatamente onde passam os carros, existem as linhas ferreas que levam a várias direções, como as linhas de metrô de São Paulo. Ao lado das paradas, existem máquinas em que você selecionaseu bilhete(um dia, unitário, tarifa reduzida, etc), escolhe a forma de pagamento e, voilà, a máquina lhe dá bilhete. Logo depois, você o valida numa máquina pequena ao lado e entra no trem, SEM PASSAR POR NENHUMA CATRACA. Pode parecer estranho minha indignação, mas digo isso, porque pensei "e se a pessoa não pagar???". Resposta: ningu
ém vai saber. É claro que existemcontroladores, que vez ou outra, pedem seu bilhete, mas nunca os ví. Imagino em Sampa, a quantidade de pessoas que jamais pagariam passagem e iriam numa boa. A cultura é tão diferente que nos supermercados você mesmo pesa suas verduras, põe o código, põe o tiquek. A moça do caixa apenas passa a compra, sem conferir se o peso equivale. Sim, a cultura é ser corretíssimo!

Além.disso, na porta dos trens, existem botões para abertura. Caso vc corra eo trem feche a porta, basta apenas apertar o botão e a porta se abre. Tanto faz estar dentro do trem, ou fora dele. De novo imagino esse mecanismo nos trens de sampa, especialmente na Av Paulista às 18h. O trem JAMAIS sairia do lugar!!!!

3 comentários:

  1. Imagina toda a galera de Sampa, da Av. Paulista, às 18h, tentando entrar nesse bondinho aí... JAMAIS sairia do lugar!!! hahahaha'
    Aposto que você já deu o calote aí! hahaha'

    Beeeeijos, atualize o blog sempre que puder.
    Bonne nuit!

    ResponderExcluir
  2. Oi gracinha!!!

    Hahahaha, vc REALMENTE me conhece!!!!

    Bises et bonne nuit, aussi!

    ResponderExcluir
  3. Ah, Gabi! Você ainda não deve ter ido à Paris... Experimente pegar o metrô, tram ou ônibus no 18ème por volta das 7h da manhã ou 6h da tarde: você vai ver muuuuita gente entrando sem pagar! Mas confesso que isso foi um impacto muito grande para mim logo que cheguei na França: meio de transporte sem catraca ou cobrador é bizarro para mim! Imagine o que eles pensam quando chegam aqui no Brasil!

    Beijos e aproveite muito!

    ResponderExcluir